top of page

Como vender carro financiado – Ponto do Carro (Vender carro alienado)

Nós do Ponto do Carro podemos te auxiliar e tirar dúvidas sobre como vender um carro financiado!



É muito comum, por diversas maneiras, queremos vender um veículo antes do pagamento de todas as parcelas do financiamento. Muitas vezes é por necessidade financeira, não ter mais a parcela como despesa mensal, mas pode acontecer também de querer trocar de carro antes da quitação, mudança de cidade ou país, etc.


Cada banco e modalidade de financiamento tem seu contrato específico, cada um tem suas regras para transferência do financiamento. Nós aqui no Ponto do Carro trabalhamos apenas com venda de carro à vista, ou seja, o comprador quita o valor integral do financiamento para o veículo ficar liberado para transferência, não trabalhamos com transferência do contrato de financiamento.


É importante sabermos qual a modalidade do financiamento. As principais são CDC (o mais comum), Leasing e consórcio. Cada modalidade e banco tem suas particularidades para quitação, mas em geral o financiamento CDC é mais fácil de resolver, após o pagamento do boleto de quitação o banco faz a desalienação do carro de forma mais rápida, geralmente em até 24 horas úteis. Se você está na dúvida se o seu financiamento é CDC ou Leasing, olhe no documento do carro se o veículo está em seu nome, ou em nome do banco. Contratos CDC o carro fica em seu nome, ou de quem financiou, já os contratos de Leasing ficam em nome do banco. Quando o contrato é CDC, ou consórcio, o veículo irá constar no documento ou na página do Detran que há uma alienação fiduciária, nos contratos de Leasing irá aparecer como arrendamento mercantil.




Consórcios e Leasing costumam ser mais demorados para realizar a desalienação do veículo, além do pagamento, costuma ser necessário o envio de alguns documentos ao banco, isso varia de acordo com cada instituição. O ideal é entrar em contato com o gerente, ou alguém do banco, com o documento do carro e o número do contrato em mãos e tirar as dúvidas do passo a passo para quitação e desalienação do veículo com Leasing ou consórcio.


Para vender um carro financiado no Ponto do Carro, após sabermos qual a modalidade do financiamento, é importante sabermos qual o valor de quitação integral do contrato. Esse valor não é apenas somar as parcelas a serem pagas, ao pedir ao banco o valor de quitação integral, antecipando o pagamento, costuma ter um desconto. Sabendo esse valor podemos seguir o passo a passo para venda no Ponto do Carro.


Aqui na empresa nós realizamos uma vistoria em seu carro, sem custo, pegamos as informações detalhadas e enviamos ao nosso banco de compradores, que são na grande maioria lojistas. Eles têm até 24 horas úteis para enviar proposta em seu carro. Passando esse período nós iremos te passar a melhor proposta pelo seu carro, sempre à vista o pagamento.


Se o valor de quitação for inferior ao valor que conseguirmos em seu carro à vista, e não houver débitos como multas, autuações ou IPVA, o comprador irá pagar o boleto de quitação integral do financiamento e transferir a diferença para sua conta. Em caso de o valor à vista ser o mesmo do valor de quitação, o comprador irá apenas pagar o boleto de quitação integral, e você ficará livre das parcelas do financiamento e o carro livre para ser transferido ao comprador. É um pouco mais raro de acontecer, porém possível, o valor que conseguirmos no veículo à vista ser inferior ao valor de quitação do veículo, devido à taxa de juros e desvalorização do automóvel. Nesse caso, se ainda houver o interesse em vender o veículo e ficar livre do financiamento, o vendedor terá que pagar ao comprador a diferença do valor, para que possa ser feito a quitação do veículo e então o vendedor ficar livre do financiamento e o veículo desalienado para transferência de proprietário.


Não existe a melhor solução para ficar livre do financiamento, tudo depende da necessidade de cada um. O mais importante é colocar no papel e se organizar financeiramente. Analisar se vale a pena vender o carro à vista, mesmo com uma desvalorização do veículo, ou continuar com financiamento e pagando juros à instituição financeira. Se a opção for continuar com o veículo e pagando o financiamento, leve em consideração, além das parcelas e os juros, os custos que você terá por mês em média com o carro, para evitar imprevistos. Se ao analisar e a melhor opção para você for vender o carro à vista, conte com o Ponto do Carro para vender o seu veículo e se ver livre das parcelas do financiamento.


Se ainda tiver alguma dúvida sobre como vender o seu carro financiado, entre em contato com nossa e equipe, teremos um prazer em te ajudar.




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page